terça-feira, 28 de junho de 2011

Favelas pacificadas no Rio de Janeiro ainda têm criminosos armados, diz coronel

                                          
                                            Morro da Coroa - Catumbi - Rio de Janeiro


     O comandante das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro, coronel Robson Rodrigues, afirmou nesta segunda-feira que ainda há "pontos críticos" dentro de favelas cariocas pacificadas, inclusive com a presença de criminosos armados. Criadas em 2008, as UPPs são uma das principais políticas de segurança do governo fluminense e têm como objetivo ocupar comunidades carentes com policiamento comunitário para acabar com o controle de quadrilhas armadas.
Pontos críticos "são aqueles pontos onde pode haver criminosos armados, que não vão ser delatados pela comunidade. São locais onde eles podem ter uma rede de proteção. São pontos de difícil interação da polícia com a comunidade ainda. Por causa de vários fatores, geográficos, sociais, históricos, há comunidades onde tem um foco maior de resistência à ação da polícia", disse o coronel.
No último sábado, três policiais da UPP do morro da Coroa, inaugurada em fevereiro, foram feridos depois de criminosos lançarem uma granada e atirarem contra eles. O confronto começou quando os oficiais foram até uma casa que funcionava como local de preparação de drogas para checar uma denúncia.